As famílias precisam de vós, escreveu o Papa Francisco

O Papa Francisco associou-se ao encerramento das celebrações dos 50 anos sobre a morte de Monsenhor Alves Brás e enviou uma mensagem para toda a Família Blasiana. Perante o anfiteatro Paulo VI repleto de colaboradoras, associadas, familiares e amigos das Cooperadoras da Família, que vieram de norte a sul do país e do estrangeiro, D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre - Castelo Branco, leu uma mensagem recebida do Vaticano.

“As famílias precisam de vós…” escrevia na mensagem o Papa Francisco dirigida às Cooperadoras da Família. Ao mesmo tempo pedia, em cada comunidade cristã, uma “pastoral da família organizada”.

O Papa, partindo da Exortação Apostólica – A Alegria do Amor, pedia que cada um “se sinta chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas não são um problema, são sobretudo uma oportunidade” (nº7).

Francisco agradeceu ainda o bem que as Cooperadoras fazem e recordou “ que os problemas se superam com a solidariedade”. O trabalho das Cooperadoras “há de procurar envolver mais pessoas e mais realidades sociais e institucionais” a fim de acudirem às “inumerosa vítimas das antigas e novas pobrezas”, acrescentou o Papa francisco.

No âmbito da vivência do Ano da Misericórdia, o Papa espera que a figura do Venerável Servo de Deus, Pe. Joaquim Alves Brás, possa “brilhar com estímulo, modelo e intercessor para que o amor misericordioso do Pai celeste invada o coração e a história de quantos vos são queridos”.

Texto: IM/Jornal da Família