Casegas evoca a memória do Venerável Padre Joaquim Alves Brás

As Cooperadoras da Família, juntamente com o Povo de Casegas, na tarde de Domingo, dia 12 de março de 2017, celebraram a memória do seu Venerável Fundador.

A Vice-Postuladora da Causa de Canonização do Mons. Brás, Maria de Fátima Castanheira evocou os 100 anos de Admissão do Jovem Joaquim Alves Brás no Seminário do Fundão que providencialmente coincidem com a celebração do Centenário das Aparições de nossa Senhora em Fátima. Este importante acontecimento eclesial teve forte repercussão na vida espiritual de Mons. Brás, nos seus ensinamentos e acção pastoral.

Depois apresentou em power point a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma. Partindo de um excerto da Mensagem: “A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”, comentou o capítulo seis do Evangelho de Mateus, que é eloquente na recomendação de tais práticas da vida cristã. Disse que esta prática quotidiana da vida cristã, a oração a esmola e o jejum, evidencia claramente a estrutura relacional e tridimensional do homem.

Afirmou que Mons. Joaquim Alves Brás viveu e ensinou a viver esta tridimensionalidade, querida por Deus desde o início da Criação. O fundamento de tal afirmação pode encontrar-se numa longa carta escrita às Cooperadoras da Família em 9 de março de 1963.

Após esta reflexão tomou a palavra o Presidente da União das Freguesia de Casegas e Ourondo, senhor César Craveiro, congratulando-se pela celebração de tal efeméride e ofereceu à Vice-Postuladora uma brochura “Textos e documentos: origem e autores identificados. Casegas – História Factos e Datas” de sua autoria.

Imediatamente antes do lanche convívio, a Coordenadora do Centro, Maria de Fátima Lemos, agradeceu em nome das Cooperadoras a todos os presentes, a sua amizade e colaboração com o Centro de Cooperação Familiar, para que continue o carisma do Venerável Monsenhor Brás em favor das Famílias e dos Sacerdotes.

Texto: Maria de Fátima Castanheira - Vice-Postuladora da Causa de Canonização do Mons. Alves Brás