Celebração Evocativa

Assinalámos em Casegas, a 21 de Julho de 2013, o 88º Aniversário da Ordenação Sacerdotal do Venerável Padre Joaquim Alves Brás e o 5º Aniversário da Abertura da “Casa Museu – Monsenhor Alves Brás”, com uma Celebração Evocativa, na referida Casa Museu. O espaço é demasiado pequeno, mas como diz o povo “Em casa pequena, todos entram, quando é grande o coração” e assim aconteceu.

Depois da Celebração da Eucaristia, em acção de graças, pelo dom do Sacerdócio do Venerável Padre Brás, na Igreja Paroquial, reflectimos, na Casa Museu a partir de um PowerPoint, sobre o itinerário vocacional do Padre Brás e sobre as consequentes alegrias que emanam da fidelidade à própria vocação. No seu caderno de apontamentos podemos ler: “Que alegria senti ao aproximar-se o dia em que me havia de dar todo a Deus, no dia da minha ordenação Sacerdotal: deixar de me pertencer para ser todo de Cristo”. “O sacerdote é o embaixador de Cristo e por isso tem de fazer o mesmo que fez Jesus: Glorificar seu Pai Eterno e salvar as almas; O sacerdote é o representante de Deus junto das almas, e das almas junto de Deus; É o continuador da obra divina da Redenção”.

E mais adiante continuava: “Todos são chamados a trabalhar na grande obra da salvação das almas e de estender o Reino de Cristo, cada um na medida das suas forças”

A reflexão, a oração e partilha, deste momento celebrativo, potenciaram a vontade de cada participante a assumir as exigências da sua própria vocação, seja no matrimónio, no sacerdócio ou na vida consagrada.

Pode ver algumas fotos


Documentos para download