Guarda cidade berço das Obras do Pe Brás

As Crianças que frequentam a Creche, o Pré-escolar e o CATL da Obra de Santa Zita na cidade da Guarda surpreenderam familiares e amigos com belíssimas atuações de Palco, no dia 13 de março, Festa do Fundador – Padre Joaquim Alves Brás.

Foi uma festa muito bonita meticulosamente preparada, pelas Cooperadoras da Família, Equipa Pedagógica e demais pessoas afetas às respetivas respostas sociais. A festa em honra do Fundador valeu não só pela bonita celebração, mas também pela sua cuidadosa preparação e empenhado envolvimento de todos os intervenientes.

A abrir a sessão os meninos do CATL cantaram, em homenagem ao Venerável Pe Brás, o hino, “Coração Florido”: “O nosso lema é viver o amor / Com paz e alegria seja aonde for, / Sementes de Esperança que Jesus semeou / E o nosso coração florido ficou”. E, dois a dois alternadamente, declamaram com todo entusiasmo várias poesias.

A seguir, como constava do programa, foi a apresentação do Livro “Homem de Deus para a Humanidade, Padre Joaquim Alves Brás 1899-1966”, pela Vice-Postuladora da Causa de Canonização do Venerável Padre Brás, Maria de Fátima Castanheira Baptista. Numa linguagem simples e mais direcionada para as Crianças, Maria de Fátima apresentou, em traços largos, a Vida e a Obra do Pe Brás, situando-o na Guarda e a partir da Guarda, cidade berço das suas Obras.

Depois, os meninos da Creche brindaram-nos com a dramatização da passagem Evangélica: “Pedro Tiago e João seguiram Jesus”. Foi uma alegria imensa e toda a assembleia aplaudiu efusivamente os artistas mais pequeninos.

Seguidamente os meninos do Pré-escolar, vestidos a rigor, apresentaram, numa dança toda ritmada, a história do Pe Brás: “Era uma vez um menino chamado Joaquim”. Parabéns aos pequenos, grandes artistas.

A concluir o saboroso lanche, com destaque para o grande bolo de aniversário e todos, atores e assembleia, cantaram os parabéns ao Pe Brás.

Obrigada a todos os que intervieram e, mais ou menos ativamente, participaram nesta linda festa que tanta alegria trouxe às nossas Crianças, seus familiares e amigos.

Texto: Conceição Valente – Cooperadora da Família