“Homem de Deus para a Humanidade”: Padre Joaquim Alves Brás - A Biografia que faltava

A nova biografia pode dizer-se mais do que um livro é um monumento, foi apresentada em Fátima a 5/10/2017 aos membros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família com o seguinte programa-itenerário:

Teve início com um acolhimento-convite, cantando o Hino do Fundador: Erguei as vozes, todos vós que amais…, a que se seguiu uma breve Introdução com palavras alusivas ao monumento histórico que acabara de se erguer. Esse monumento era o Livro. Falou-se das Partes, Capítulos e Subcapítulos de que se compunha e respectivos anexos… 

Logo de seguida, desvela-se o “monumento” mostrando-se o “edifício” construído por cem livros – número simbólico, a assinalar os cem anos de entrada do Joaquim Alves Brás no Seminário – Novembro de 1917. E, de mão em mão, todas puderam ver e tocar o novo Livro que foi amplamente aplaudido: Capa, formato, volume, etc.

Continuando com a ideia de monumento, propôs-se uma «visita guiada» e interactiva ao mesmo, em que, todas e cada uma das que adquiriram o bilhete de ingresso, leram, sucessivamente, para toda a assembleia, a súmula do capítulo e subcapítulos que o compõem, ficando-se assim com uma panorâmica geral do Livro.

Por fim, prestou-se homenagem ao titular – Venerável Padre-Monsenhor Joaquim Alves Brás, bem como ao autor do Livro – Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso – Postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus, seguindo-se a entrega e envio das que, sequiosas de mergulhar naquele manancial de vida, se dispuseram logo a levar, para si e para propagar a sua divulgação, os exemplares que puderam.

Algumas fotos que ilustram o evento:

     2   3

4    5     6

7   8   9

A Postulação do Venerável Padre Joaquim Alves Brás a organizar-se para a apresentação do livro ser feita em várias localidades.

Neste momento está já programada para as seguintes datas e locais:

10 Dezembro 2017  - Casa de Santa Zita, Rua Santo António à Estrela, 35 Lisboa;

20 Dezembro 2017 -  Centro de Cooperação Familiar: Rua de Luanda, 256 Carcavelos.