Um dia memorável no Botãozinho

Mais de uma centena de crianças do Centro de Cooperação familiar, de Carcavelos, “O Botãozinho”, celebraram, com grande entusiasmo, a festa do Fundador, o Venerável Padre Joaquim Alves Brás. Foi um dia memorável.

Era grande a expectativa, a alegria e o “frenesim” daquelas crianças na subida para os autocarros, pois iam visitar a “casa do Padre Brás”. É assim que identificam a casa de Santa Zita da Estrela em Lisboa.

Saíram de Carcavelos pelas 9,00hs em três autocarros e, às 10,00h na Estrela começava o programa.

Por grupos todos puderam visitar: o quarto e escritório do Padre Brás; a capela e o salão nobre, o salão polivalente e algumas salas de aulas da escola ASAS.

Neste trajeto, crianças e acompanhantes puderam ainda entrar no mundo mágico das histórias: “O Gato Comilão” “A Mosca Fosca”, contadas pelos alunos das Turmas E e F do Curso Técnico Auxiliar de Infância, respectivamente.

Seguiu-se o almoço e ainda houve tempo para umas corridas no pátio interior antes do encontro convívio com os idosos do Lar e Centro de dia que também funcionam na Casa da Estrela.

Pelas 16.00h já um pouco cansadas é certo, mas todos muito felizes e contentes regressámos ao “Botãozinho”. Aqui, a festa ao Padre Brás ia continuar. Cada grupo foi junto da fotografia do Padre Brás e oferecer-lhe uma orquídea.

Pelas 17,30 horas teve início a cerimónia de apresentação do livro:” O menino que sonhava Ser Padre”, com a presença dos principais atores e desenhadores. Depois da apresentação e, contada a história a todos os presentes, os respectivos atores e desenhadores dispuseram-se à volta de uma mesa com dezasseis lugares, para a animada e concorrida sessão de autógrafos. Quem expressava maior gozo, os filhos ou os pais? É difícil dizer.

 

Pode ver algumas fotografias aqui na Galeria geral