PADRE ALVES BRÁS

Flores sobre a Terra em tempo de Pandemia

Data

A terrível pandemia Covid-19 que afetou gravemente a Humanidade à escala mundial, a todos os níveis, não poupou Portugal, pelo que a partir de março de 2020 todos fomos obrigados a mudar atitudes, a adotar comportamentos, a adquirir conhecimentos, a relativizar problemas, e também a cimentar a Fé e a Esperança, e a viver e praticar mais conscientemente a Caridade, no nosso quotidiano.

Percebemos melhor que as situações mais adversas na nossa vida e na vida dos nossos irmãos, têm o condão de nos aproximar mais de Deus, de nós próprias, dos irmãos e da natureza.

Percebemos melhor que o projeto de Deus Criador e Redentor passa por esta tríplice proximidade: a nossa total dependência de Deus; a comunhão com todos os irmãos e a senhoria de todas as coisas criadas. O que nos recordam as palavras de S. Paulo: “Tudo é vosso, vós sois de Cristo e Cristo é de Deus”.

Percebemos melhor que o projeto de Deus a nosso respeito se vai realizando paulatinamente na nossa vida, na medida da nossa adesão humilde e corajosa, da nossa permanente atenção, não só aos grandes acontecimentos, maus ou bons, mas também aos pormenores do dia a dia.

 Vem esta reflexão a propósito do Boletim “Flores sobre a Terra”. Este é um instrumento aparentemente insignificante, mas com notável importância, pelos objetivos que persegue, na Causa de Beatificação do Venerável Padre Joaquim Alves Brás.

Em tempo de pandemia sofreu uma redução drástica na sua edição trimestral. De 45 mil passou a 10 mil exemplares. Actualmente, graças a Deus, graças aos cientistas, aos profissionais de saúde, aos decisores políticos e à maturidade da grande maioria das pessoas em Portugal, a situação pandémica, está a dar sinais visíveis de abrandamento, pelo que a tiragem do exemplar Nº 106 do Boletim em suporte de papel subiu para 20 mil. Está longe ainda de se aproximar da tiragem antes da pandemia.

Apelamos, por isso, ao zelo e engenho dos Amigos e Apóstolos da Causa do Venerável Padre Joaquim Alves Brás, para que façam chegar o Boletim, através das redes sociais, ao longe e ao largo (pode descarregar aqui os PDFs do Boletim).

O conhecimento, mais ou menos aprofundado, do Venerável Padre Joaquim Alves Brás, por um maior número de pessoas, depende de todos e de cada um de nós.

Que ninguém se dispense deste serviço.

Maria de Fátima Baptista