PADRE ALVES BRÁS

Jornada da Família Blasiana em Casegas – 14 de maio 2016

Data

Em pleno ano cinquentenário da morte do Fundador e movidas/os pelo slogan: “Com a Família no horizonte – fortalecer-se na fonte” alguns representantes da Família Blasiana, vão reunir-se no dia 14 de maio em Casegas, na véspera da Solenidade do Pentecostes, do dia Internacional da Família e do início da Semana da Vida.  

Vivemos um tempo especial de graça sustentado e dinamizado pelo Tempo Pascal; o Jubileu da Misericórdia e o Jubileu do Ano Cinquentenário da Morte do Venerável Pe. Joaquim Alves Brás. Todos estes acontecimentos acrescentam, mais valia, bênção e graça a esta jornada, que queremos intensa e revitalizadora.

Dois propósitos marcam a realização e o ritmo deste evento:

– Fortalecer o ser Família para a Família;

– Corresponsabilizar na realização da mesma missão.

Reunimo-nos para juntos refletirmos a essência do carisma e a importância de o atualizar. A Família do nosso tempo precisa de ser cuidada nas várias dimensões e reclama o nosso empenho e dedicação. Somos ‘pequenas/(os)’ para tão grande e tão laboriosa missão, mas se a obra é de Deus não temos que temer; somos chamadas(os) a olhar o futuro com esperança e confiança. Só temos que temer o conformismo, a rotina e o que nos possa dividir. Acolhamos a participação nesta jornada como uma oportunidade para realizar e fazer calar ‘bem no fundo no nosso coração’ o pedido expresso pelo Fundador: “…e quando eu já não puder ou já cá não estiver, ensinai-o vós…”.

Por vocação e pertença à mesma Família, somos anunciadores e realizadores desta ‘boa nova’ do carisma do Pe. Brás, veiculado hoje em nossos ‘vasos de barro’.

Jesus disse aos apóstolos: “Vou enviar-vos O Paráclito, Ele vos ensinará toda a Verdade! Que seja este mesmo Espírito a rasgar diante do nosso coração e da nossa mente, a grandeza, a profundidade e a beleza do Carisma, a nós confiado e que nos comprometa na sua realização, com uma entrega sem reservas.

A representação de todas as localidades e grupos é imprescindível para, na riqueza da diferença, olharmos os desafios da única missão: “…levar Cristo aos Pobres e às Famílias”. Envidem-se todos os esforços. O Fundador merece, a sua ‘Obra’ a isso nos impele e a Família reclama o melhor das nossas energias!

O dia 14 decorrerá com o seguinte programa:

10.15h – Acolhimento – Casa Museu

10.45h – Conferência – “50 anos depois está vivo! A família no horizonte da missão” por Dr. Juan Ambrósio – Centro de Cooperação Familiar

12.00h – Eucaristia – Igreja Paroquial presidida pelo Rev. Pe. Rui Miguel (Pároco)

13.30h – Almoço partilhado/convívio…

15.00h – “Família Blasiana – vive a missão e compromete-te na ação” – Momento interativo

16.45 – Palavra conclusiva e regresso

Nota 1: Para o almoço partilhado, Casegas oferecerá o caldo verde, a salada, o frango no churrasco e o pão. Cientes da generosidade que nos caracteriza, nestas circunstâncias, deixamos à vossa criatividade o que falta à ementa.

Nota 2: Pedimos que seja dado a conhecer aos diferentes grupos, que constituem a Família Blasiana, a razão de ser desta Jornada, especialmente, aos que nela irão participar.

Na comunhão do mesmo ideal e carisma rezemos, desde já, para que esta Jornada e a próxima Peregrinação Blasiana sejam ações fecundas na vida das Instituições.

Um fraterno e caloroso abraço

Pelo Conselho Geral – Mª Alice Marques Cardoso