PADRE ALVES BRÁS

Jubilosa Ação de Graças em Casegas

Data

Uma significativa Festa de jubilosa Ação de Graças em Casegas, terra Natal do Venerável Servo de Deus Pe. Joaquim Alves Brás, Domingo 19 de julho de 2015 para celebrar o 90º aniversário da sua sacerdotal e o 7º aniversário da inauguração da “Casa Museu–Monsenhor Alves Brás”. Providencial coincidência, duas efemérides que evocam realidades tão distantes no tempo, quão próximas e entrelaçadas entre si.  

Na visita guiada à Casa onde nasceu e viveu o menino que sonhava ser Padre, Caseguenses e outras pessoas vindas de Braga e de Lisboa, neste dia especial, puderam olhar mais demoradamente e por um prisma vocacional os objetos sagrados e as alfaias usadas pelo Pe. Brás, no longínquo dia da sua ordenação sacerdotal e Missa Nova a 19 e 20 de julho de 1925.

Pela manhã na Igreja Matriz, a “Celebração da Palavra” devidamente solenizada, deu o tom festivo, aos diversos momentos que iriam seguir-se ao longo do dia. A Vice-Postuladora da Causa de Beatificação do Venerável Pe. Brás, Maria de Fátima Castanheira, enalteceu o dom do Sacerdócio Ministerial na Igreja, e o papel fundamental das famílias junto dos Sacerdotes e dos “Aspirantes ao Sacerdócio”. Neste sentido foram exemplares a família Alves Pacheco e a comunidade Paroquial de Casegas.

De tarde depois da visita à Casa Museu foi o “Convívio / Mensagem” no Centro de Cooperação Familiar.

Também a comunidade paroquial do Barco, com o seu Pastor Pe. António Serra, e algumas Cooperadoras da Família quiseram dar Graças a Deus pelo Sacerdócio do Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, e pedir ao Senhor Jesus Sumo e Eterno Sacerdote que envie à sua Igreja, Pastores segundo o seu Coração.