PADRE ALVES BRÁS

PADRE BRÁS, APÓSTOLO DA COMPAIXÃO

Data

Conheci Pe. Brás, na minha adolescência. Foi por ocasião da inauguração da Casa de Santa Zita, na Guarda, quando Dom Domingos Gonçalves lhe entregou a honraria de Monsenhor.  

Eu trabalhava como aprendiz na gráfica da Casa Veritas

Mas já tinha ouvido e lido sobre ele. Fora diretor espiritual do Seminário Maior da Guarda. E, nessa cidade, vendo e auscultando a situação das empregadas domésticas, foi tomado pela compaixão. Dedicou-se a elas, dando-lhes formação cristã e profissional. 

Sua obra desenvolveu-se e expandiu-se para todo o território português. Tendo em vista o maior bem da Família fundou também na Guarda, o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, que floresceu,abrindo casas também em outros países.

Conhecendo um pouco de sua vida e obra, testemunho que Monsenhor Brás foi um homem de Deus. Ao mesmo tempo, soube escutar as interpelações do povo sofrido, tomando iniciativas de recuperação e promoção de muitas pessoas.

A Mãe Igreja já reconheceu nele a prática das virtudes heroicas, podendo chamá-lo de Venerável. Oremos para que também seja reconhecido o milagre que o levará à honra dos altares como bem-aventurado. E possamos invocá-lo como Apóstolo da compaixão.

Às pessoas que confiam na sua intercessão deixo meu abraço e minha bênção.

† D. Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm

Bispo da Diocese da Campanha

† D. Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm

Bispo da Diocese da Campanha

Campanha, MG, Brasil, 29 de setembro de 2014.

_______________________________________________________________

Maria de Fátima Castanheira Baptista  

Vice Postuladora da Beatificação de Mons. Brás

Lisboa / Portugal