PADRE ALVES BRÁS

Peças do espólio de Monsenhor Alves Brás expostas em Fátima

Data

Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima” é o tema da exposição temporária evocativa da aparição de setembro de 1917, que pode ser visitada, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, das 09 às 19 todos os dias, até 31 de outubro de 2016. 

Fez a abertura oficial, dia 28 de novembro de 2015, o Pe Cabecinhas, Reitor do Santuário, com a presença do Bispo da Diocese, D. António Marto, outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e muito leigos, entre os quais algumas Cooperadoras da Família.  

A Visita guiada pelo Comissário da Exposição Dr. Marco Daniel, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, foi um momento de grande vivência eclesial e mariana.

A Exposição está organizada em seis núcleos a saber: I. Cristo Princípio e fim do caminho; II. Os pés peregrinos; III. O Alimento da Jornada: A Palavra e o Pão repartidos; IV. Subir aos Céus de Fátima: Os Santos da Colunata do Santuário; V. Os Santos da Cova da Iria: Fátima lugar de Santidade e VI. Cristo Prémio e Coroa da Vida. A temática remete-nos para o cruzamento das noções de peregrinação e de santidade. “De pés firmes porque sulcaram a terra, os peregrinos de Fátima olham para o céu. Entre a terra e o céu, tantos nomes que um dia experimentaram Fátima como lugar de santidade”.

Quanto às peças expostas, muitas pertencem naturalmente ao espólio do Museu de Fátima, e muitas outras foram cedidas, para o efeito, por várias pessoas e entidades religiosas e civis. Também ISCF cedeu duas peças significativas, provenientes da “Casa Museu Monsenhor Alves Brás”, o cálice de prata que fora oferecido ao Venerável Pe. Brás nas suas bodas de prata sacerdotais em 19 de julho de 1950 e o tricórnio que faz parte das vestes de Prelado doméstico de Sua Santidade o Papa João XXIII, em 16 de junho de 1962.

Podemos encontrar estes objetos no núcleo V. “Os Santos da Cova da Iria: Fátima lugar de Santidade”, juntamente com a fotografia do Venerável Pe. Brás e um breve apontamento que diz da sua devoção e importância da Mensagem de Fátima na pastoral da Família: “Parece-nos que a aparição da Sagrada Família tem um significado especial nas aparições de Fátima. A Mensagem de Fátima só será realizada, quando e na medida em as famílias forem impregnadas de espírito e vida cristã

Consideramos ser uma graça, estes objetos do Venerável Pe Brás, poderem enriquecer esta importante exposição, providencialmente no ano em que celebramos cinquentenário da sua morte, pelo que isto representa de comunhão e repercussão eclesial, tanto na difusão da Mensagem de Fátima, como na divulgação do processo de Beatificação do nosso Venerável Pe Joaquim Alves Brás.

Vale a pena fazer algum esforço e dispor de um pouco de tempo para pessoalmente e ou em grupo visitarmos os a Exposição, fazendo o itinerário espiritual que ela propõe a todos os peregrinos.

Texto: Maria de Fátima Castanheira


Galeria de fotos