PADRE ALVES BRÁS

Quem são as Cooperadoras da Família?

Data

Quando penso nas Cooperadoras da Família, o meu pensamento remete-me para a Parábola do Semeador (Mc 4.1-9; Lc 8.4-8).

Cada uma à sua maneira, soube ouvir o chamamento e responder à mensagem do Evangelho, preparando a terra para acolher a semente. Sim, a semente da Palavra que cai em terra boa, representa a pessoa que ouve a mensagem, a compreende e produz fruto. As nossas queridas Cooperadoras da Família acolheram a Semente e entregaram-se a 100% à Causa do Evangelho, segundo o carisma de Monsenhor Alves Brás e por isso, como ele, frutificam 100%, no que são e no que fazem.

Monsenhor Alves Brás foi um homem visionário, pragmático, sedento de seguir os caminhos de Cristo, um homem que viu muito à frente do seu tempo: “Salvemos a Família e salvaremos o mundo”, slogan que jamais se cansava de repetir aos que com ele trabalhavam. As Cooperadoras, cada uma com o seu jeito especial, com muito valor e potencial, souberam manter intacto o respeito e a admiração pelo seu Venerável Fundador, reconhecendo as suas virtudes e exigências, a sua vontade indómita de ajudar, por todos os meios, a promover o bem das famílias. 

Da entrevista que a sala dos “Jasmins” fizeram a cada Cooperadora, resultou que todas o conhecem muito bem e todas afirmaram que são muito felizes, por viver e atualizar hoje, o ideal e as obras do Padre Brás. Todas reconhecem as suas grandes virtudes e exigências. Com muitos anos de trabalho e doação, mantêm a chama acesa sob o lema: Deus e almas amor e sacrifício, humildade e abnegação”, por isso são felizes e querem continuar a edificar o legado que Monsenhor Alves Brás lhes deixou, restruturando e adaptando-se às dinâmicas que as famílias exigem a cada momento.

Depois da entrevista fizemos a fotografia e a seguir construímos um mural muito bonito. Todas as crianças e adultos do Botãozinho o podem ver, e podem também convidar todos os amigos.

Isabel Sobral (Isa)