PADRE ALVES BRÁS

Reabertura da capela e do salão polivalente do Lar Betânia marcam celebrações dos 50 anos da morte do Pe. Brás em Fátima

Data

A expetativa era grande. Por ocasião das celebrações dos 50 anos da morte do Venerável Pe. Joaquim Alves Brás a capela do Lar Betânia, em Fátima, reabriu as portas tal como o renovado salão polivalente deste equipamento social a cargo das Cooperadoras da Família.  

Um grupo de Jovens Focos de Esperança, deu o tom ao acolhimento, entregando a todos um marcador com um pensamento do Venerável Pe. Brás, deixando-o como marco a assinalar a celebração dos seus cinquenta anos de morte.

À espera do bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César e do Pe. Rui, Pároco de Fátima, os novos vitrais, das cenas bíblicas de Betânia, indicando o tom e o estilo que deve informar toda a vida e ação desenvolvida. Para admirar estava também o novo sacrário.

O salão polivalente tem também agora outro visual e melhores condições para o lazer e convívio.

Capela e salão “são espaços vitais nesta estrutura residencial destinada ao acolhimento da pessoa idosa. Espaços de vida e dinamismo, diferentes, mas complementares”, afirmou Conceição Vieira, vice presidente do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) que marcou presença nestas celebrações. “A convergência do humano e do espiritual são necessários a uma vida plena e digna. Graças a Deus e à generosidade e dedicação de todos os intervenientes, esta casa, tem agora melhores condições, para quem é cuidado e quem cuida. Proporciona a todos outra qualidade de vida”, acrescentou.

As Cooperadoras da Família agradeceram especialmente às famílias o incómodo inevitável que as obras provocaram mas foi um incómodo “em função de um bem maior”, referiram.

Ficou também uma palavra de gratidão para as Cooperadoras da casa de retiros que, numa atitude de solidariedade fraterna abriram as portas do seu coração e da casa, para proporcionar uma colaboração efetiva.

As cooperadoras deixaram também um agradecimento ao Arquiteto Manalvo, Coordenador do projeto de Arquitetura e do projeto de execução, para os trabalhadores da empresa construtora Divireis e demais empresas e pessoal técnico que trabalharam na requalificação do imóvel.

Destaque também para a grande quermesse, com peças fabulosas, obra da criatividade, boa vontade e generosidade dos utentes, que tudo fazem para gota a gota, apoiarem as despesas de requalificação do equipamento.

Texto: IM/Jornal da Família – 15 mar, 2016  

Ver aqui galeria de imagens.