PADRE ALVES BRÁS

Roma homenageia Monsenhor Joaquim Alves Brás

Data

A comunidade portuguesa presente em Roma, Domingo 11 de Março 2012, homenageou o Venerável Joaquim Alves Brás, com uma Concelebração Eucarística, de 12 sacerdotes, presidida por Mons. Agostinho da Costa Borges, na Igreja de Santo António dos Portugueses.  

O celebrante, comentando a Palavra de Deus, fez alusão à pessoa do Pe Brás, nestes termos: “evocando a vida e obra do Servo de Deus Mons. Alves Brás queremos ver na sua história a ilustração do modo como Deus se revela e opera: de modo desconcertante. Se temos presente a história deste homem de Deus, deste padre, então entendemos como o Senhor nunca se demite do seu projecto de liberdade para com a humanidade. Fez sair da terra da escravidão um povo a quem ofereceu a liberdade. Também Mons. Alves Brás, ao serviço de Deus, fez chegar uma parcela da humanidade à sua libertação. Na atenção às pessoas que trabalhavam nos serviços domésticos, socorrendo-as na dificuldade e ajudando-as a preparar o futuro, Mons. Brás emprestou a Deus o seu coração, as suas mãos, as suas forças. Fundou a Obra de Santa Zita e o Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Mas não se ficou por aqui porque sabia que através das suas discípulas poderia entrar nas famílias que via como pequenas igrejas domésticas. Por isso celebramos este ano os 50 anos da fundação do Movimento por um Lar Cristão”.

E já quase a terminar, acrescentava: “Mons. Brás alimentava-se do mistério pascal de Cristo. Aí encontrava conforto quando tinha de frequentar o horto do sofrimento e do abandono; aí encontrava a fonte da alegria luminosa quando podia contemplar o crescimento da sua obra. «Mãos ao trabalho e coração em Deus» é um mote que pode muito bem servir para os nossos tempos de crise e para a crise dos nossos tempos”.

No final da celebração, a Cooperadora da Família, Mª Olívia Aires dirigiu uma palavra de agradecimento a todos os presentes, exortando-os a que recorram à intercessão do Venerável Mons. Joaquim Alves Brás, para que em breve possamos venerá-lo entre os santos.

A festa terminou com um momento de alegria, partilha e convívio, nas instalações do Instituto Português de Santo António.