Dia 19 de julho, que este ano ocorreu numa quinta-feira “dia do Sacerdócio”, celebrámos o 83º aniversário da Ordenação Presbiteral do nosso Venerável Fundador, e no dia seguinte (dia 20 de julho), o 83º aniversário da sua 1ª Missa. Também no mesmo dia assinalámos o 10º aniversário da “Casa Museu – Monsenhor Alves Brás”.
São efemérides importantes, carregadas de significado que provocam em nós sentimentos, atitudes e gestos de louvor a ação de graças, pelo dom do Fundador, reconhecimento pela própria vocação e missão de Cooperadora da Família e consequentemente de responsabilização na vivência e aprofundamento do Carisma do Instituto.
Que a partir destas efemérides o Espírito de Deus dinamize em nós o sentido de pertença à Igreja no Instituto, o amor ao Sacerdócio Ministerial e a vontade para um maior empenho na divulgação do Processo de Beatificação do Venerável Padre Joaquim Alves Brás.
Cada Cooperadora, atenta à voz do Espírito e dentro da sua real situação, saberá discernir e utilizar os meios para esta divulgação.
Mas ainda assim, ouso fazer uma sugestão: As Cooperadoras que puderam, mesmo com algum esforço, integrem no seu programa de férias, uma visita a Casegas. É tão bom e faz tanto bem ao espírito, mergulhar nas nossas origens!
“A Casa Museu – Monsenhor Alves Brás será de hoje em diante – escreve Dulce Teixeira de Sousa de saudosa memória, precisamente há 10 anos – um ponto de referência obrigatório, para o Instituto Secular das Cooperadoras da Família e um lugar de peregrinação para a Família Blasiana”.
Não foi sem grande esforço que um grupo de mais de 50 pessoas de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Mirandela, dia 26/05/2018, visitaram a Casa Museu. Deixaram escrito no livro:
“É um lugar longínquo mas rico pela sua História, louvor à sua Obra.” Fátima – Chaves
e o Padre Basileu que acompanhou o grupo:
“neste lugar é que se pode encontrar o próprio Deus… desta Obra d’Ele recebemos a sua Bênção“.
Ainda durante e depois do almoço no Centro, Maria de Fátima, enquanto Vice-Postuladora, falou no desenvolvimento e importância do Processo de Beatificação de Mons. Brás na Igreja. Foi um momento embora curto, mas elucidativo para as pessoas que fizeram várias perguntas, e se inscreveram no Movimento Apóstolos da Causa.
Gostava ainda de partilhar convosco um registo do mês anterior:
“Se houve dias que me marcaram na vida, este dia 25 de abril de 2018 foi um deles. Amo a Cristo e tudo o que é de Deus. Conhecer um pouco da vida de Monsenhor Brás foi uma coisa inédita na minha vida. Adorei. Recomendarei a quem comigo partilhe as coisas de Deus. Muito Obrigado aos meus amigos que me trouxeram cá. Obrigada D. Leónia tia dos meus acompanhantes. Eternamente grato”. Carlos Eduardo
O bem tem sempre um efeito multiplicador. Jamais saberemos onde irá chegar o bem que fazemos, por isso vale a pena fazer o bem.
Texto: Maria de Fátima Castanheira