As Cooperadoras da Família dos três centros da grande Lisboa – Carcavelos, Penha de França e Estrela para, reciprocamente se estimularem à vivência do seu carisma e missão, na Igreja e na Sociedade, reuniram-se, na tarde do passado dia 13, na Casa de Santa Zita à Estrela, para rezarem, conviverem e refletirem o tema “Redescobrir o ‘coração misericordioso e empreendedor’ do Venerável Pe. Brás na sua vida e na ação” o qual decorre do tema geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, para o ano 2015/2016: “NA MISERICÓRDIA, O ENCONTRO E A PARTILHA”.
A guiar-nos, na reflexão esteve a Cooperadora Maria de Fátima Castanheira, Vice Postuladora da Causa de Canonização do Venerável Servo de Deus, Joaquim Alves Brás que, magistralmente, ressaltou o sentido de Igreja do Pe Brás, a sua Paixão pela Família e o seu Amor ao Sacerdócio como pilares a sustentar a vida e as instituições por ele fundadas.
Fomos, com a Maria de Fátima às fontes, quer históricas, quer teológicas, para perceber a razão de ser das estratégias implementadas pelo Fundador das instituições da Família Blasiana, bem como do entendimento que hoje devemos seguir para adaptar a resposta destas obras à atualidade, mantendo-nos enraizadas no Carisma fundacional.
A escolha do tema, neste mês de fevereiro, teve ainda como propósito prepararmo-nos para o segundo momento celebrativo do Cinquentenário da Morte do Venerável Padre Brás, que vai decorrer em 13 de março em cada localidade, onde houver Cooperadoras da Família.
Em Lisboa celebraremos às 15h00, do dia 13 de março, na Igreja do Coração de Jesus, com muitos seguidores, mais ou menos diretamente, ligados à Obra de Monsenhor Alves Brás.
Texto: Odete Martins