Festa bonita, digna do homenageado

Data

Casegas esmerou-se, como é seu timbre, na preparação e celebração do 117º aniversário de nascimento do Venerável Padre Joaquim Alves Brás, e do cinquentenário da sua morte.

Para além das Cooperadoras da Família, do Pároco, Revdo Pe. Rui Miguel Manique Nogueira, do Presidente da União de Freguesias de Casegas e Ourondo, Sr. César Craveiro, do Grupo de Cantares “Sol Nascente” e de toda a comunidade de Casegas, envolveram-se também nesta festa o Jardim de Infância de Santa Zita da Covilhã, – Crianças, Pais, Equipa Pedagógica e Cooperadoras da Família – o Grupo de Cantares de Trigais da Serra e a Vice- Postuladora da Causa de Canonização do Venerável Pe Joaquim Alves Brás.

Foi festa muito bonita, digna do homenageado. Sendo uma tarde longa, das 14.30h às 19.30 todos os intervenientes, atores e assembleia, interagiram, em todos os momentos, com muita alegria, energia e animação.

A repetição do cântico, no momento do acolhimento deu o tom de alegria e de festa: “Amigo sê bem-vindo, vem trazer Amor e Paz/ Cantemos com alegria, na festa do Pe Brás.

Após a saudação inicial da Coordenadora do Centro Maria de Fátima Lemos, tomou a palavra o senhor Presidente da Junta, que manifestou o seu regozijo e “o orgulho de ter nascido na mesma terra onde há mais de um século nasceu o Padre Brás”. E mais adiante sublinhou “o Padre Brás nunca deixou de amar a sua Terra, a sua família e as pequenas e grandes causas porque se bateu em defesa dos mais desprotegidos. Viveu para os outros e por isso foi feliz. Nunca deixou de ter fé e amor a Deus. Por isso está vivo”. (1)

A Vice-Postuladora, Maria de Fátima Castanheira relevou que o “Pe Brás está vivo” sobretudo em Casegas e nas suas gentes, pois Casegas foi o berço que o acolheu, o formou, o viu crescer e o ajudou a partir, para levar a Boa Nova do Evangelho da Família, ao longe a ao largo. Evidenciou a sua forte personalidade humana, cristã e sacerdotal, a sua diversificada acção pastoral e social, e a causa da sua Beatificação.

Parabéns aos atores mais pequeninos, e seus pais que, com tanto esmero, se empenharam para nos mostrar a história do Menino que sonhava ser Padre e que tão desassombradamente realizou esse Sonho.

Os grupos de Cantares de Trigais da Serra e de Casegas, para além de apresentarem, com mestria, vários números dos respectivos reportórios, quiseram homenagear o Venerável Pe Brás, com alguns cantares cuja letra foi escrita para este dia.

Depois do lanche partilhado foi a largada de Balões, delírio para as crianças.

A culminar a festa o grupo de Cantares de Trigais da Serra visitou a “Casa-Museu Monsenhor Alves Brás”, e porque o dia já declinava, prometeram voltar com tempo suficiente, para apreciar os objectos expostos, e desfrutar do clima espiritual que ali se respira. 

Texto: Maria de Fátima Castanheira Baptista – Vice-postuladora da Causa de Canonização do Venerável Pe. Joaquim Alves Brás

Ver aqui galeria de imagens